Registro de marcas no Sebrae

Será que é possível realizar o registro de marcas no Sebrae? Confira se este órgão brasileiro privado de apoio a pequenas e médias empresas oferece a possibilidade de registrar e proteger seu patrimônio industrial. Continue lendo para saber mais!

O que é o Sebrae?

Para quem ainda não conhece, o Sebrae é uma entidade nacional privada sem fins lucrativos, que oferece um serviço social de apoio às micro e pequenas empresas. O objetivo principal do Sebrae é promover a capacitação à competitividade e desenvolvimento econômico, sendo seu objetivo principal motivar e estimular o empreendedorismo no Brasil.

Além disso, por meio de parcerias com setores privados e públicos, bem como programas de capacitação, cursos, feiras e negócios, etc., o Sebrae também atua como foco em todo processo de formalização econômica.

Entre outras atuações, o Sebrae também é importante para capacitação de empreendedores iniciantes. Através de palestras, aulas e cursos, além de outras ações educadores, o Sebrae instrui pequenos empresários nas questões de abertura de empresas.

Portanto, quando se trata de educação empreendedora, o Sebrae é um dos órgãos mais importantes, senão o mais importante para este objetivo. É bem possível que a grande maioria dos empreendedores de sucesso brasileiros já tenha passado por palestras e cursos no Sebrae. Por isso, ele é um órgão fundamental para o crescimento empresarial no Brasil.

Registro de marcas no Sebrae

Será que é possível fazer o registro de marcas no Sebrae? Ou seja, o Sebrae realiza registro de marcas? Embora ele esteja totalmente voltado para o empreendedorismo no Brasil, a resposta para esta dúvida é negativa: o Sebrae não é um órgão responsável pelo registro de marcas. Ou seja, caso o empreendedor o procure para registrar sua marca, ele estará indo na direção errada.

Registro de marcas no INPI

Em outras palavras, o único órgão responsável pelo registro de marca com certificado, garantindo exclusividade do direito de uso de determinada marca para o seu titular, é o INPI (Instituto Nacional de Proteção Industrial).

É somente com o registro no INPI que você garantirá a exclusividade no direito de uso de sua marca. Além disso, o registro no INPI também oferece proteção legal contra cópias ilegais e possíveis fraudes que possam colocar em risco a integridade de sua empresa.

E mais. O registro de marcas no INPI também ajuda agregar muito mais credibilidade para sua marca, oferecendo a ela muito mais chances de crescimento. Além de ajudar a destacar seus negócios, e colocar sua empresa à frente da concorrência.

Sem o registro de marcas feito no INPI, sua marca permanece sem dono. E caso uma outra pessoa registre no INPI antes de você, então a marca passa a pertencer àquela pessoa. Ou seja, basicamente, você perde o direito de uso da marca.

Portanto, de maneira resumida: o Sebrae tem uma função no mercado empreendedor que não consiste em questões judiciais relacionados ao registro de marca. Compete ao INPI esta responsabilidade.

Outra entidade que não garante a proteção de sua marca é a Junta Comercial. Embora muitos venha a realizar o registro na Junta, e ele seja válido para as atividades da empresa, somente o registro neste órgão não vai garantir a você o direito exclusivo da marca.

Portanto, somente o INPI poderá garantir este registro a você. Você poderá registrar sua marca por conta própria, ou optar por um apoio jurídico.

Registre sua marca com a Front – Marcas & Patentes

No entanto, se depois de ler informações, você ainda se sente que não está totalmente seguro para registrar sua marca por conta própria, vale muito a pena contar com um consultoria de qualidade. Para isso, conte com a Front – Marcas & Patentes. Somos uma empresa que está atuando há mais de 10 anos neste ramo de consultoria. Oferecemos desde consultoria jurídica para registro de marcas e patentes, até desenhos industriais, e muito mais!

Além disso, contamos com uma equipe qualificada, contando com profissionais de vasta experiência neste tipo de consultoria. Para se ter uma ideia, nossos profissionais possuem certificação do próprio INPI.

Solicite então seu orçamento com a Front! Garantimos a você um registro feito de maneira simples e prática! Deste modo, conosco, sua marca estará em boas mãos!

Fale conosco! Não espere mais para proteger eu patrimônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *