Uso indevido de uma marca registrada: Como evitar que isto aconteça?

Uso indevido de uma marca registrada: consequências e o que fazer para evitar utilizar uma marca registrada?

Para os diversos empreendedores que estão a ponto de registrarem sua marca e consolidarem seus negócios no mercado empreendedor, saiba que existem alguns cuidados fundamentais no decorrer deste processo. Um destes cuidados ao qual o empresário deve estar atento está no uso indevido de uma marca já registrada no INPI.

Basicamente, é algo bastante lógico de se compreender.  Se uma marca já consta com seu registro no INPI, significa então que ela já pertence a um titular. Assim sendo, o uso da marca por terceiros pode acarretar em uma penalidade grave para o infrator.

Ou seja, o cuidado durante o registro de marcas é de extrema importância. Isto porque, utilizar uma marca já registrada sem uma permissão judicial para isto é uma ação indevida. E esta ação pode resultar em graves consequências, que vão desde pagamento de multas, até a detenção do infrator.

O que fazer para evitar utilizar uma marca já registrada?

Para prevenir que isto aconteça, e evitar uma série de problemas futuros com o titular de uma marca já registrada, existem algumas importantes etapas pelas quais o empreendedor deve ficar atento, caso ele opte por registrar sua marca sozinho.

Para começar, é importante que ele faça uma pesquisa básica no google para saber se o nome de sua marca já não pertence a outra empresa.

Outra etapa que consiste em uma pesquisa básica é fazer uma pesquisa completa nas redes sociais, sobretudo as mais importantes: Facebook e Instagram. De modo a maioria dos negócios de hoje em dia utilizam estas mídias para divulgar seus produtos/serviços, a busca nestes locais é fundamental. Então, acesse as redes sociais e faça buscas pelo nome da marca.

Caso você não encontre nenhuma marca com o nome semelhante/idêntico a sua, faça uma última busca básica. Pesquise se existe um domínio .com.br, ou somente .com que leva o nome da marca que escolheu para sua empresa.

Para tanto, basta acessar o site registro.br. Neste site, coloque o nome de sua marca e faça a pesquisa. Caso esteja indisponível, pode ser que a marca já exista. Uma dica nessa etapa é entrar no domínio e fazer uma verificação se o site ainda está em operação, e se a empresa está ativa. Analise a data do site, se a empresa está em dia. Veja também se o site está atualizado.

Basicamente, o empreendedor deverá fazer uma busca completa, em todos os setores digitais na internet. Passando com êxito por esta etapa, ainda terá alguns trabalhos a fazer. Pois a próxima pesquisa é a mais importante.

Evitar o uso indevido de uma marca registrada: Pesquisa de marca no INPI

Agora, a pesquisa é mais inclusiva. Isto é, dentro do próprio site do INPI, o empreendedor realizará uma ampla pesquisa de viabilidade da marca para confirmar — ou não — a existência do registro. Caso a marca realmente não conste como registrada no site, então, ela está livre para ser utilizada. Embora este seja um processo demorado, ele é essencial para evitar problemas com os possíveis titulares de sua marca, e deve ser realizado antes do início efetivo do registro.

Front – Marcas & Patentes: consultoria para um registro de marcas com qualidade

É bastante comum que muitos empreendedores não saibam ou queiram realizar todo procedimento, desde a pesquisa, até o registro. Isto porque o registro de marcas é um procedimento detalhado. Para muitos que não têm o conhecimento sobre como realizar o registro, é um processo cansativo e demorado. E nada pode ser feito de maneira incorreta. Caso contrário, o registro poderá ser reprovado.

E este é um dos motivos pelos quais a maioria dos empreendedores desistem de fazê-lo por si só. Por isso, temos uma excelente notícia para você que almeja consolidar a marca de sua empresa!

A Front – Marcas & Patentes é uma empresa que oferece serviços de assessoria de marcas. Além disso, também trabalhamos com registro de patentes, desenhos industriais e muito mais! Nosso serviço de registro de marcas conta com uma equipe altamente especializada e com uma vasta experiência neste tipo de serviço. Nossos profissionais são certificados pelo próprio INPI e realizam um processo completo e detalhado de registro de marcas. Desde a pesquisa de viabilidade de uma marca, até o deferimento final.

Portanto, se você deseja evitar dores de cabeça e estresse, permita-nos ajudá-lo a ter sua marca registrada de maneira prática e confortável para você! Fale com a Front – Marcas & Patentes! E conte então com profissionais qualificados para proteger o que é seu de direito: sua marca! Fale conosco. Deixe que ajudamos você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *