Registro de marcas de cerveja: dicas e etapas para registrar sua cervejaria

Não temos dúvidas que, hoje em dia, o cenário da indústria da cerveja é altamente expansivo, principalmente no Brasil. Isto porque, a maioria dos brasileiros tem um grande apreço por esta bebida, de preferência gelada, e de boa marca. Principalmente em época de verão, onde o calor intenso domina grande parte do território brasileiro, a cerveja é sempre bem-vinda nas praias, clubes, piscinas, churrascos, e muito mais!

Só para se ter uma ideia, segundo os dados publicados pela Beer Art Portal da Cerveja sobre os Mapa da Cerveja no Brasil, somente em 2019, o Brasil fechou o ano com aproximadamente 1000 cervejarias de fabricação própria.

Além disso, 2% do PIB brasileiro corresponde às vendas de cervejas. Portanto, abrir uma cervejaria pode ser um negócio altamente promissor. Contudo, muitos idealizadores deste tipo de negócio ainda não estão familiarizados com os processos que envolvem esse ramo de atividade, principalmente no que se refere à patente e registro de marcas de cerveja. Portanto, neste artigo, falaremos sobre como registrar uma marca de cerveja!

Continue lendo para saber mais.

Registro de marcas de cerveja: saiba tudo sobre este processo

Antes de tudo, é importante saber porque é importante registrar sua marca? Então por que esse procedimento de registro de marcas é fundamental para a consolidação e crescimento de sua cervejaria?

Com o número crescente de abertura de empresas, principalmente no Brasil, o registro de marcas se tornou um processo fundamental para proteger seu patrimônio contra uso indevido, cópias não autorizadas, e fraudes que possam comprometer a qualidade de seu negócio. Isto é, com o registro, o empresário garante ao seu patrimônio total segurança e exclusividade do direito de uso.

Além disso, o registro de marcas também ajuda agregar muito mais valor para uma empresa, destacando sobretudo suas atuações, produtos/serviços entre seus concorrentes. Portanto, ele é uma etapa fundamental não somente para consolidar sua marca, como também para expandir seu negócio no mercado empreendedor.

Passo a passo sobre como registrar sua marca de cerveja

Antes de começar o processo de registro de marca de cerveja, é importante saber que o único órgão capaz de conferir exclusividade ao direito de uso de uma marca é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Portanto, processo de registro é feito através deste órgão. Para começar a registrar sua marca de cerveja, você deve seguir as etapas abaixo.

Para dar início ao processo de registro de marcas de cerveja, uma boa pesquisa de viabilidade de marca deverá ser feita. Ou seja, faça uma busca completa para averiguar se já não existe esta marca com a identidade (nome, logotipo).

Esta etapa é essencial, já que, mesmo por acidente, se você registrar uma marca já registrada no INPI, o processo é indeferido, e você terá que ser forçado a construir uma nova marca. Caso deseje realizar uma pesquisa mais abrangente, recomenda-se buscar uma consultoria jurídica especializada.

Assim que tiver a certeza que sua marca é exclusiva, você poderá dar início então ao processo de registro.

Para começar, cadastre-se no portal do INPI, preenchendo o formulário de cadastro com todas informações que forem necessárias para completar o cadastro.

Uma das etapas importantes no início desde processo é conferir o Manual de Marcas. Por meio deste manual, você poderá ter acesso aos detalhes referentes ao registro.

Além disso, com objetivo de registrar uma marca de cerveja, através do manual, você terá acesso também a detalhes sobre coo realizar o registro de marca de cerveja na categoria correta.

Pagamento da Guia

Ao término desta etapa, será então a hora de emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União). O objetivo da emissão da GRU é realizar o pagamento de acordo com instruções.

Faça o pagamento da GRU

Assim que pagar a GRU, faça o acesso no site do e-Marcas. E faça o anexo dos documentos relacionados a sua marca, principalmente as imagens. Atenção: todas as imagens devem estar em excelente qualidade para que sejam facilmente compreendidas. Assim que concluir todas estas etapas, basta aceitar os termos de uso e clicar em “Enviar”.

Informações adicionais importantes sobre o registro de marcas de cerveja

Atente-se em salvar o comprovante de envio e guarde muito bem o número do pedido, já que estas informações são essenciais para monitorar o processo.

Fique também sempre atento se novos documentos, taxas adicionais e outras etapas serão solicitados. Pronto! Agora você tem todas as informações necessárias para registrar a sua marca de roupas. Registre-se agora mesmo!

Registro de marcas de cerveja: um processo que deve ser feito com cuidado!

Com base nestas informações, não temos dúvidas que registrar sua marca é um processo que deve ser feito com muito cuidado. Uma boa dica é fazer sem pressa, já que é o seu negócio que está em jogo.

E mais, o registro de marcas pode demorar até 3 anos para ser aprovado. Portanto, é mais um motivo para realizar o processo sem pressa e com cuidado.

Registre sua marca com a Front – Marcas & Patentes

No entanto, se depois de ler informações, você ainda se sente que não está totalmente seguro para registrar sua marca por conta própria, vale a pena contar com um consultoria de qualidade. Para isso, conte com a Front – Marcas & Patentes. Somos uma empresa que está atuando há mais de 10 anos neste ramo de consultoria. Oferecemos desde consultoria jurídica para registro de marcas e patentes, até desenhos industriais, e muito mais!

Além disso, contamos com uma equipe qualificada, contando com profissionais de vasta experiência neste tipo de consultoria. Para se ter uma ideia, nossos profissionais possuem certificação do próprio INPI.

Solicite então seu orçamento com a Front! Garantimos a você um registro feito de maneira simples e prática! Deste modo, conosco, sua marca estará em boas mãos!

Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *