O que significa patentear invenção? Saiba mais sobre este processo

O que significa patentear invenção? Saiba mais sobre a patente de invenções e como funciona este processo para garantir a segurança de sua criação.

Neste artigo, trouxemos aos nossos leitores uma abordagem bastante relevante para aqueles que almejam patentear suas criações: o registro de patente de uma invenção. Então, se você precisa e deseja saber o que significa patentear invenção, continue lendo para saber! Temos excelentes dicas para você!

Aos que decidiram que chegou a hora de colocar ao público uma ideia de alguma criação realmente inovadora, como uma solução tecnológica, por exemplo, entre outros, veja porque é importante patentear uma invenção, em que consiste este processo, e como realizar este procedimento.

O que significa patentear uma invenção?

A patente de uma invenção nada mais é do que o registro que garante o direito exclusivo do uso daquela criação ao seu autêntico inventor, assegurando que somente ele poderá explorar e utilizar comercialmente aquele conhecimento, e o produto criado.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), as patentes podem estar associadas não somente a produtos, como também a processos.

Exemplos bastante comuns disso são os desenvolvimentos de soluções tecnológicas. Este tipo de patente é importante para que a empresa desenvolvedora tenha o direito exclusivo de explorar sua criação para suas necessidades industriais, fins econômicos, entre outras metas de acordo com seus objetivos comerciais.

O que pode ser patenteado?

Nem todas as invenções podem ser patenteados. Portanto, confira abaixo o que poderá ou ser ter seu registro na patente:

  • Uma invenção que possa ser considerada como uma inovação, aplicação industrial, uma novidade ou atividade inventiva;
  • Um modelo de utilidade que possa ser considerado como um objeto de uso prático;
  • Alguma invenção que seja configurada como um modelo de utilidade apta de uma aplicação industrial;
  • Modelo que possa apresentar ao mercado uma nova disposição ou forma, sobretudo que envolva o ato inventivo, ou seja, a invenção em si.

Como realizar o pedido de patente de uma invenção?

No Brasil, para realizar a solicitação de uma patente de invenção, o inventor deverá fazer este pedido pelo próprio INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A partir do pedido, estes órgãos então julgarão a validade com base nas disposições da Lei nº. 9.279, de 14 de Maio de 1996, Lei da Propriedade Industrial.

Entretanto, é importante que se saiba que o processo para pedido de registro de patentes pode ser um tanto quanto demorado, e detalhado. E caso não seja realizado de maneira correta, o criador da marca ainda pode ter seu pedido indeferido. Ou seja, reprovado.

Portanto, qual a solução neste caso?

Para os que realmente têm conhecimento e experiência sobre como registrar uma patente de uma invenção, não haverá tantos problemas em fazer todo processo sozinho.

Entretanto, para aqueles que não possuem esse conhecimento, recomendamos uma consultoria jurídica.  Para tanto, a Front – Marcas & Patentes poderá oferecer este auxílio!

Front – Marcas & Patentes: consultoria para um registro de patentes de qualidade

A Front – Marcas & Patentes é uma empresa que oferece serviços completos para garantir a proteção de sua marca.

Atuando há 10 anos no mercado, trabalhamos não somente com registro de marcas, mas também com registro de patentes, desenhos industriais e muito mais! Nossa assessoria jurídica conta com uma equipe altamente especializada e com uma vasta experiência neste tipo de serviço.

Nossos profissionais são certificados pelo próprio INPI e realizam um processo completo e detalhado de registro patentes de invenção.

Portanto, se você deseja evitar dores de cabeça e estresse, permita-nos ajudá-lo a ter sua patente registrada de maneira prática e confortável! Fale com a Front – Marcas & Patentes! E conte então com profissionais qualificados para proteger o que é seu de direito: sua marca!

Nossos valores, voltados para o compromisso e satisfação de nossos clientes, é o que nos diferencia neste amplo mercado direcionado aos empreendedores. Portanto, fale conosco! Conheça mais sobre a Front e o trabalho de nossa empresa! E registre a patente de sua invenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *